A decisão de morar sozinho ou sozinha pela primeira vez é muito importante para qualquer pessoa e gera muitas expectativas, mas, em alguns casos, pode significar também preocupação e dúvidas. Para evitar dores de cabeça e frustrações, a organização deve ter início bem antes da mudança, caso contrário, o novo passo pode impactar em outras áreas. Se você está passando por esse momento, continue a leitura pois reunimos dicas preciosas que vão ajudar desde o planejamento financeiro até a escolha de itens de decoração. Confira:
1. Organização financeira
Planilhas de controle financeiro são grandes aliadas para ter uma visão macro dos gastos fixos como aluguel, contas de consumo, internet, transporte e alimentação. Outro ponto igualmente importante é saber o quanto você ganha, pois essa informação vai te ajudar a entender o quanto pode gastar por mês sem que as despesas virem uma bola de neve;
2. Dê preferência ao aluguel
De modo geral, quem está prestes a morar sozinho pela primeira vez ainda está construindo a própria independência financeira e não tem um patrimônio que permita a compra de um imóvel sem assumir uma dívida. Por isso, é importante cautela. O aluguel, além de ter um custo menor, ainda permite mobilidade neste período de incertezas. Se, por acaso, algo der errado, será mais fácil deixar um imóvel alugado do que lidar com as burocracias de um compromisso financeiro de longo prazo.
3. Ao optar pelo aluguel, priorize imóveis semimobiliados
Não é novidade que mudanças custam tempo e dinheiro. Se o assunto é mobiliar a casa, essa demanda é ainda maior e parece não acabar nunca. Para os jovens, que normalmente se dividem entre trabalho e estudo, pode não sobrar tempo para decorar a casa, pesquisar móveis e escolher eletrodomésticos. Neste caso, os apartamentos semimobiliados são excelentes opções, pois oferecem mobiliário em todos os cômodos além dos principais equipamentos eletrônicos para a casa. É a combinação perfeita de economia e praticidade!
4. Fique atento às contas
Para quem vai se mudar sozinho pela primeira vez, lidar com as contas e lembrar a data de vencimento de cada uma pode não ser uma tarefa tão fácil na correria do dia a dia. Por isso, a opção de débito automático é uma excelente alternativa para as contas principais da casa, como é o caso da internet.
5. Faça uma visita à Vila 11 e conheça o conceito de moradia hassle-free
Combinando todas as dicas acima, os apartamentos da Vila 11 unem praticidade, segurança e tecnologia. Seguindo a premissa da boa localização, os condomínios se encontram nas melhores regiões de São Paulo e estão próximos a hospitais, instituições de ensino, transporte público e opções gastronômicas e culturais variadas. As unidades são semimobiliadas e contam com a garantia da manutenção de todos os equipamentos entregues. Além disso, as contas são somadas em único boleto, sempre pensando em facilitar para o morador.