Alugar não é jogar dinheiro fora! Entenda quais são as vantagens desse estilo de moradia

Alugar não é jogar dinheiro fora! Entenda quais são as vantagens desse estilo de moradia
Categoria(s): Moradia
22 out. 2021

Grande parte das pessoas cresceu escutando dos familiares que ter uma casa deveria ser um dos principais objetivos a serem alcançados ao longo da vida. Porém, para conquistar tal meta, na maioria das vezes é necessário contrair uma dívida que se estenderá por décadas. As novas gerações, no entanto, não estão dispostas a se comprometerem financeiramente neste nível. Elas têm outros valores que norteiam suas vidas e decisões, como a liberdade, por exemplo.

Neste contexto, o aluguel vem se tornando protagonista de quem quer um cantinho só seu, já que, além de proporcionar um estilo que seria inatingível de outra forma, é uma ótima opção para quem busca economizar e investir em outras áreas da vida.

Para desmistificar a ideia de que alugar um imóvel é desperdício, destacamos abaixo alguns tópicos que te farão colocar na balança e entender se o aluguel é para você ou não:

Financiar o primeiro imóvel muito cedo

Essa decisão pode gerar uma série de consequências negativas, pois, normalmente, é tomada de forma precoce, com a admissão no primeiro emprego ou após o casamento. No longo prazo, você irá se deparar com a falta de flexibilidade e liberdade, já que estará “preso” em um mesmo imóvel por muitos anos. Além disso, com o passar do tempo, as necessidades acabam mudando, como morar mais perto do trabalho, da escola dos filhos, por exemplo, e o financiamento acaba dificultando o processo, ao contrário do aluguel.

Dinheiro destinado a juros altíssimos

Outro ponto importante é que além do valor do imóvel, você terá que arcar com juros extremamente altos, fazendo com que, no fim das contas, você pague o equivalente a um imóvel próprio e outro para o banco. Muitos acreditam na sensação de garantia que o financiamento traz, mas não percebem que o imóvel só será seu quando quitar por completo, visto que, até lá, a moradia pertence à instituição bancária.

Alugar também é um serviço essencial

Na vida, nós arcamos com diversos custos em serviços essenciais como alimentação, transporte, educação, entre outros. O aluguel não é diferente disso, pois assim como os demais, proporciona uma série de benefícios para quem está pagando, como conforto, segurança e lazer. Então, não se engane achando que é um gasto em vão, pois apesar da sensação de garantia que o financiamento traz, lembre-se que o imóvel só será seu quando a dívida for quitada.

Avalie os gastos mensais

Antes de escolher entre financiar e alugar, esteja por dentro de quanto cada um irá pesar no orçamento mensal. É normal que os valores se assemelhem, principalmente, quando o imóvel tem um valor mais baixo. Porém, nesses casos, é essencial incluir os custos que o financiamento carrega, como impostos e despachantes. Neste momento, avalie também quais os retornos que o aluguel te trará, como boa localização, acessibilidade e bem-estar, para colocar na balança o que é mais vantajoso neste momento.

O momento da escolha ideal

No início da vida adulta, o aluguel pode ser o melhor caminho para economizar e alcançar certa estabilidade financeira, até que você consiga ter uma renda mais alta e controlada. Com o passar do tempo, é possível se planejar para investir o seu dinheiro e comprar uma casa à vista ou dar uma grande entrada num financiamento, por exemplo, se este for o seu objetivo.

Para ter mais detalhes sobre como o aluguel pode se encaixar perfeitamente no seu estilo de vida, A Vila 11 oferece essa opção de moradia sem burocracias e com muita comodidade. Que tal conferir?

// VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados

Morar no Paraíso: um guia completo do bairro

Situado em uma área privilegiada de São Paulo, entre a avenida mais famosa da cidade e o parque referência dos paulistanos, está o bairro Paraíso,...

VEJA MAIS +

Dicas para economizar energia no uso do ar-condicionado

Em um país como o Brasil, com tantas variações de temperatura diariamente, o ar-condicionado tem se tornado um item indispensável para residências e escritórios. No entanto, a economia...

VEJA MAIS +

Dia dos namorados: o romantismo também pode estar em casa

Com a proximidade da data mais aguardada pelos românticos, vem a dúvida: o que fazer para comemorar o dia dos namorados? Neste dia, os restaurantes...

VEJA MAIS +

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.