Comprar ou alugar um apartamento? Veja 4 razões que te farão repensar a compra

Comprar ou alugar um apartamento? Veja 4 razões que te farão repensar a compra
Categoria(s): Dicas, Moradia
23 abr. 2021

Flexibilidade, localização, sem risco de desvalorização do imóvel e sem o pagamento de juros mensais, são alguns dos fatores para refletir 

Alugar ou comprar um apartamento é uma dúvida comum para muitos brasileiros. No entanto, foi-se o tempo em que pagar por um aluguel era jogar dinheiro fora, ou única opção para quem não tinha condição de comprar um imóvel. A verdade é que optar por este tipo de investimento permite liberdade financeira e flexibilidade para morar onde quiser de acordo com cada fase da vida. 

Há um grupo cada vez maior de pessoas que preferem desfrutar do benefício do uso de um bem sem precisar comprá-lo – Uber, Netflix e outros players estão aí para mostrar isso. Esse comportamento se torna cada vez mais comum também quando o assunto é moradia. 

Separamos algumas dicas para te ajudar a entender os benefícios de alugar um imóvel: 

Evite passar anos pagando juros altos 

Financiar um imóvel é uma decisão de investimento relevante que, na maioria das vezes, compromete as economias de uma vida e cria vínculos com lugares que podem significar uma estabilidade desejável para alguns, mas também uma rigidez preocupante para outros. É claro que o financiamento imobiliário é um dispositivo fundamental na aquisição da casa própria, sobretudo como fator de inclusão social, mas os longos prazos (30, 35 anos) e as parcelas de pagamento com juros altos geram uma falsa sensação de que se está pagando por algo que é seu, quando, na prática, se está “alugando” os recursos financeiros necessários para comprar a prazo o imóvel até que, em três décadas, possa quitar e ser dono. Outro ponto a ser considerado é que, dependendo dos juros e inflação, além de outros fatores do ambiente econômico, a conta do valor de um imóvel financiado pode significar o dobro do valor à vista. 

Tenha mais flexibilidade  

Uma das vantagens mais interessantes no aluguel é a flexibilidade que o modelo oferece. Alugar um imóvel deixa você mais livre para as mudanças que podem acontecer na vida. Isso porque rescindir um contrato de aluguel é muito mais fácil do que realizar a venda de um imóvel – principalmente, se você tiver uma transferência de cidade urgente, por exemplo, e precisa levantar o dinheiro. 

More em ótimas localizações 

Quando pensamos na casa dos sonhos, mentalizamos um bairro agradável, com segurança, escola, parques e comércio próximos, e tudo isso é bem possível. No entanto, nos deparamos com uma realidade um pouco diferente quando o assunto é comprar um apartamento – muitas vezes o valor é alto. O aluguel tende a proporcionar essa tão desejada localização. 

Guarde dinheiro  

Agora, se você está determinado a ter uma casa própria, ao evitar um financiamento e optar pelo aluguel você pode guardar dinheiro para que, no futuro, consiga comprar um bem à vista pelo preço que ele vale, sem juros. Atualmente, estão disponíveis na internet algumas calculadoras que te ajudam a entender em quanto tempo você consegue pagar sua casa dos sonhos à vista morando de aluguel e guardando dinheiro. 

Considera o aluguel uma boa opção para relacionar qualidade de vida com a vantagem financeira? Fale com a Vila 11 sobre seus sonhos e metas, que ajudaremos com um lugar confortável e em uma das melhores localizações de São Paulo. 

// VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados

Espaço pet em condomínios: bem-estar e diversão para o seu animal

Para quem tem um animal de estimação, optar por morar em apartamento pode parecer um desafio quando o assunto é conforto e lazer dos bichinhos....

VEJA MAIS +

Conceito multifamily: conheça um novo jeito de morar em São Paulo

Você conhece o conceito multifamily e suas vantagens na locação de um apartamento? Populares nos Estados Unidos e Europa, os empreendimentos multifamily são edifícios residenciais...

VEJA MAIS +

Quando o proprietário do apartamento é uma empresa: conheça as vantagens desta nova forma de locação

Muitas questões surgem no momento de alugar um apartamento, mas você já pensou na relação que terá com o proprietário durante a permanência? Uma tendência...

VEJA MAIS +

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.