Confira 7 dicas para deixar seu apartamento mais arejado

Confira 7 dicas para deixar seu apartamento mais arejado
Categoria(s): Dicas
28 abr. 2021

A ventilação adequada melhora a qualidade do ar, evitando doenças respiratórias e mantendo a temperatura amena 

Ambientes muito fechados e sem a devida circulação de ar podem contribuir para o agravamento dos temidos problemas respiratórios, além de facilitarem a transmissão de doenças sazonais como gripes, resfriados e até a Covid-19. Por isso, manter o apartamento arejado é um fator importante para melhorar não só a qualidade do ar, mas também a saúde de todos os moradores neste momento em que estamos passando mais tempo em casa. Com a ventilação em dia, é possível, ainda, manter a temperatura mais amena e agradável independente da época do ano. 

Truques simples, como os materiais usados nos ambientes ou a posição dos móveis, por exemplo, contribuem para que o ar circule mais facilmente. A dica é prestar atenção aos detalhes – até mesmo o uso de plantas pode ajudar! 

Abaixo, confira 7 recomendações para favorecer a ventilação adequada do imóvel. 

Opte por janelas grandes 

Uma dica que vale frisar é ter janelas grandes no apartamento – elas farão o ar entre e circular com frequência e facilidade. 

A sacada também é uma forte aliada 

Apartamentos com sacada são mais frescos e arejados, proporcionando maior entrada de ar, que ajuda a suavizar os efeitos do sol. 

Escolha bem as cortinas 

Nem sempre é bom deixar que  entre luminosidade o tempo todo dentro do imóvel, a fim de evitar aquecimento excessivo do ambiente. Por isso, escolher a cortina certa pode fazer toda a diferença. Uma boa opção são as persianas, que mesmo fechadas, permitem a circulação do ar. 

Iluminação também faz diferença 

Na iluminação, o ideal é optar por lâmpadas de LED, que são mais econômicas, deixam o local mais claro e não esquentam o ambiente. Além disso, quando bem distribuídas, passam uma sensação de amplitude em cômodos mais compactos. 

Aposte nas plantas 

Ter plantas dentro de casa é uma ótima opção para manter uma temperatura mais amena, uma vez que a água evapora e fica no ar quando as mesmas são regadas, deixando o local mais fresco e com o ar purificado. 

Abuse de cores claras 

As cores claras retêm menos calor e permitem que a casa precise de menos iluminação durante o dia, além de favorecer espaços menores, promovendo uma sensação de amplitude.  

Menos móveis, mais circulação de ar 

Quanto menor a quantidade de móveis, mais espaço o ar terá para circular, portanto, o ambiente ficará mais arejado. 

// VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados

Tour virtual: conheça os apartamentos da Vila 11 sem sair de casa

Você já imaginou visitar o seu futuro apartamento sem sair de casa? Essa é a nova tendência do mercado imobiliário que chegou para ficar. O...

VEJA MAIS +

5 razões para alugar um apartamento studio

Os studios se tornaram os queridinhos das cidades grandes. Tendência nos últimos anos, dão match com a busca por imóveis mais compactos e aconchegantes, que...

VEJA MAIS +

Áreas comuns: o que considerar no momento de alugar um apartamento

O que você avalia nas áreas comuns do condomínio no momento de alugar um apartamento? Muito mais do que lazer, como piscina, churrasqueira e espaço...

VEJA MAIS +

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.