Quais cuidados que se deve ter para decorar um apartamento semimobiliado e alugado?
A busca por um imóvel é sempre uma tarefa desafiadora, mas também pode ser muito prazerosa e gratificante, especialmente quando encontramos aquele apartamento que atende a todos os pré-requisitos estabelecidos e possui as características necessárias para suprir as reais necessidades dos futuros inquilinos.
Um ponto muito importante, principalmente no caso de imóveis alugados, é a decoração dos apartamentos, que muitas vezes não está de acordo com os gostos e personalidades dos inquilinos desde o início. A decoração é uma das primeiras mudanças que devem ser feitas, justamente para facilitar a adaptação e criar um laço afetivo com o imóvel.
Para isso, é preciso ter alguns cuidados, sobretudo quando falamos de apartamentos semimobiliados e alugados, pois não é possível fazer grandes adaptações e obras. No entanto, há algumas mudanças que podem ser feitas para transformar o ambiente.
Um exemplo é o uso de adesivos de parede, que dão um ar de sofisticação e personalidade ao espaço. Existem no mercado opções com diferentes texturas, desenhos e formas geométricas, de fácil aplicação e que atendem a todos os gostos e cômodos.
Outra dica é apostar em cores fortes e vibrantes nos itens decorativos, que trazem alegria e energia. Investir na iluminação dos ambientes também pode ser uma excelente alternativa para trazer vida ao imóvel, utilizando abajures, arandelas e luminárias de piso. Plantas são outro exemplo, pois além de decorativas, dão mais vida à residência.
Aproveitar bem os ambientes com as mobílias já existentes é possível tornando os espaços multifuncionais, ou seja, utilizando móveis que camuflam certos locais, têm mais de uma função ou até mesmo dividem os cômodos. É possível encontrar escrivaninhas que servem tanto para trabalhar quanto para guardar pertences; camas que podem ser transformadas em sofás; mesas que dividem os ambientes de maneira natural sem ocupar muito espaço; e armários que escondem áreas de serviço ou outros locais. Isso ajuda a criar ambientes inteligentes e estratégicos.
Por fim, é preciso ter alguns cuidados para não danificar o apartamento, evitar problemas desnecessários com os demais moradores e não deixar o imóvel sobrecarregado e sem espaço para locomoção. O senso de coletividade e o bom senso são essenciais para manter um bom convívio e criar um ambiente de paz e harmonia entre todos os inquilinos.