Sustentabilidade: Como gerar menos lixo em casa?

Sustentabilidade: Como gerar menos lixo em casa?
Categoria(s): Dicas, Sustentabilidade
26 mar. 2021

A responsabilidade pelo lixo que geramos é uma pauta cada vez mais recorrente. No Brasil, ainda não existe coleta seletiva amplamente difundida, por isso, é necessário que cada pessoa faça sua parte. Na matéria de hoje, reunimos cinco dicas para você aprender a lidar melhor com o resíduo que gera.

  1. Repensar as escolhas é o primeiro passo.
    Tudo que você leva para sua casa gera resíduo. Por isso, na hora de comprar produtos, opte pelos que tem embalagens que possam ser reutilizadas. Uma mudança que deve ser adotada são as eco-bags. Invés de trazer sempre uma sacola de plástico do mercado, leve a sua! Se você quiser diminuir ainda mais seu lixo, opte por compras em mercados a granel. Levando seus próprios recipientes, você evita o descarte de embalagens.

  2. Já pensou em compostagem?
    Invés de descartar seu lixo orgânico em aterros sanitários, você pode devolvê-lo à natureza sem sair de casa! Hoje, já existem diversas composteiras criadas para o uso interno, que não geram odor e são super fáceis de usar. Depois de passar pela composteira, o lixo orgânico vira um adubo riquíssimo para as plantas! Você pode aprender mais sobre os processos da compostagem aqui.

  3. Desapegue já!
    Não usa mais? Dê para quem precisa! Você pode criar suas próprias regras para desapegar: roupas que não usa há mais um ano, livros que já terminou de ler, eletrodomésticos que não tem mais serventia… Além de liberar espaço na sua casa, você ainda vai ajudar alguém que precisa.

  4. Aprenda a reciclar.
    Mesmo seguindo as dicas acima, você provavelmente vai gerar lixo. Por isso, é importante aprender como reciclar de maneira correta. Você sabia que existe um tipo de descarte certo para cada tipo de material? Por exemplo, o lixo eletrônico (pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes) não deve ser descartado com o lixo comum porque eles liberam substâncias tóxicas; já o óleo de cozinha deve ser colocado em garrafas PET e entregues num posto de
    coleta específico.

Entulho, lixo eletrônico, metal, óleo de cozinha, papel, plástico e vidro precisam ser descartados de maneiras diferentes. Por isso, se informar sobre a coleta seletiva no seu bairro ou prédio é um exercício de cidadania essencial.

  1. Encontre utilidades para as embalagens do mercado.
    Reutilizar é chique, consciente e inteligente. Se você comprou produtos com embalagens de vidro, por exemplo, pode reutilizá-los para guardar outros alimentos na geladeira. Aqui, o importante é usar a criatividade.

E se você tá pensando em alugar um apartamento com a gente, não se preocupe: nossos prédios tem coleta seletiva, reutilização de águas pluviais e iluminação eficiente para redução do consumo de energia. Tudo pensado para você morar bem e de forma consciente. Entre em contato e conheça mais sobre a Vila 11.

// VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados

6 dicas para aproveitar o Dia dos Pais no conforto de casa

O Dia dos Pais está chegando! Mesmo demonstrando nosso carinho e admiração o ano todo, a ocasião carrega um significado especial e sempre queremos fazer...

VEJA MAIS +

Moradia long stay: tendência de aluguel para se sentir em casa de verdade

Você já ouviu falar no termo ‘long stay’ no mercado imobiliário? Em tradução livre para o português, pode ser entendido como ‘longa estadia’. Seja a...

VEJA MAIS +

Flexibilidade e economia: vantagens de alugar um apartamento

Quantas vezes não ouvimos falar que comprar um imóvel é ter um porto-seguro na vida? Essa máxima é gradativamente superada por um grupo cada vez...

VEJA MAIS +

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.