7 dicas para quem procura um apartamento para alugar

7 dicas para quem procura um apartamento para alugar
Categoria(s): Moradia
31 out. 2022

A busca por um novo apartamento para alugar é um momento de bastante empolgação e expectativa. No entanto, na hora de procurar, é preciso deixar a ansiedade de lado e estar atento a diversos detalhes que, na prática, transformam um imóvel em um verdadeiro lar.

Para ajudar neste processo, reunimos sete dicas para quem pretende iniciar as buscas por um apartamento em breve. Confira:

  1. Saiba o que é essencial para você

Esse é o ponto de partida! Antes de começar a pesquisar, tenha bem claro o que você necessita no imóvel. Para isso, liste os pontos dos quais você não abre mão no seu apartamento e faça uma outra lista com características desejáveis, mas que a ausência delas não te impediria de viver bem ali. Por exemplo, quantos dormitórios, se o apartamento precisa ser semimobiliado, se precisa ter lavanderia dentro da unidade, incidência de luz solar, existência de varanda, suíte, quais áreas de lazer são importantes e, principalmente, a localização.

  1. Defina a localização

Após definir o bairro em que deseja residir, é importante verificar também o entorno do condomínio. Vale a pena observar se há supermercados próximos, farmácias, hospitais, opções de lazer e transporte público. Outro ponto igualmente importante está relacionado à segurança. Busque por condomínios que fiquem em regiões mais seguras da cidade.

  1. Tenha todos os gastos na ponta do lápis

É essencial estipular dentro do seu orçamento mensal um valor a ser destinado à moradia. Neste custo, você deve considerar o aluguel, mas tenha em mente que haverá outras despesas com o apartamento, como o valor do condomínio, IPTU, seguro contra incêndio e até mesmo contas de consumo, como água e luz. Entenda também quais as condições de garantia do imóvel, se é necessário fiador, seguro fiança, depósito caução etc.

  1. Avalie a integridade do imóvel

Durante a visita ao apartamento, fique atento aos mínimos detalhes, até aqueles que podem parecer irrelevantes. Infiltração, fios elétricos expostos, mofo, acústica do ambiente, rachaduras, integridade do mobiliário, etc. Questione sobre reformas e reparos feitos recentemente e se há algum processo a ser seguido caso algum dos problemas citados venha a surgir.

  1. Atente-se à segurança do condomínio

Para que seu lar seja, de fato, seu porto seguro, busque saber sobre o sistema de segurança do condomínio. Entenda se o empreendimento conta com monitoramento remoto, se há algum protocolo para entrada de visitantes e como está a integridade dos portões e da fechadura do apartamento, por exemplo.

6. Conheça as regras de convivência do prédio

Para ter certeza se o apartamento se encaixa em todos os seus requisitos, antes de assinar o contrato, conheça as regras de convivência. Busque saber se é permitido animais de estimação, qual é a política de horário para reformas e demais ruídos, como funciona a portaria/recepção e quais as regras das áreas comuns.

  1. Qual o tipo de contrato? Tradicional ou de curta duração?

Você está se mudando pela primeira vez para São Paulo? Ou já conhece a cidade e seus bairros e tem certeza de onde deseja morar? A mudança é temporária devido a trabalho esporádico, curso de especialização ou um tratamento médico? Ou pretende ficar por mais tempo? Responda essas perguntas e, então, entenda se o melhor tipo de contrato para você é o de longa duração (30 meses com possibilidade de isenção de multa após 12 meses) ou o contrato de curta duração (de 1 a 3 meses).

Quem escolhe morar em um prédio da Vila 11 tem a tranquilidade de saber que está fazendo negócio com uma empresa consolidada no mercado e que terá a oportunidade de decidir entre apartamentos bem planejados, semimobiliados e pensados para promover a melhor experiência aos moradores.

Os condomínios possuem toda a infraestrutura de lazer e segurança e estão localizados em pontos estratégicos da cidade de São Paulo. Além disso, os contratos oferecem modelos tradicionais, seguindo a Lei do Inquilinato, e opções de curto prazo de 30 a 90 dias.

Ficou interessado? Fale agora com nosso time comercial através do WhatsApp (canto inferior direito) ou preencha o formulário “Quero alugar” no topo da página.

// VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados

Quais diferenciais procurar na hora de alugar um novo apartamento?

O comportamento das pessoas na hora de alugar um imóvel é completamente diferente daquelas que buscam um apartamento com a finalidade de compra, pois os...

VEJA MAIS +

Conheça as vantagens de morar na Vila Mariana 

Um dos mais icônicos bairros de São Paulo, a Vila Mariana, é localizado na zona sul, o bairro consegue encontrar o ponto de equilíbrio entre...

VEJA MAIS +

Espaços coworking – muito além do home office 

Como se lembram, em 2020 o mundo passou por algo nunca antes imaginado: uma pandemia. Com ela, tivemos que nos adaptar em todas as nossas...

VEJA MAIS +
Whatsapp

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.

Ficou interessado? Contate-nos pelo WhatsApp
Preencha o formulário abaixo e nós entraremos em contato com você para mais informações e condições da unidade desejada. Para melhor atendermos você, preencha os campos abaixo:

Ao cadastrar você estará de acordo com nossos termos legais.