fbpx

Alugar x comprar: o que faz mais sentido com a alta da Selic?

Alugar x comprar: o que faz mais sentido com a alta da Selic?
Categoria(s): Moradia
30 set. 2022

Você provavelmente já deve ter ouvido falar da taxa Selic, certo? Esse nome já não soa mais como uma novidade desde que o assunto “finanças pessoais” passou a ser abordado com mais frequência por criadores de conteúdo e pela imprensa em geral. Mas você realmente sabe do que se trata? Sabe quais os impactos dessa taxa na decisão de comprar um apartamento financiado? Com a Selic em alta, sabe se a melhor alternativa para o momento é comprar ou alugar um apartamento? Continue a leitura e entenda melhor sobre o tema.

O que é a taxa Selic?

“Selic” significa Sistema Especial de Liquidação e de Custódia e é a base para que os bancos calculem seus juros. Ou seja, é por meio desse sistema que são definidas as demais taxas de juros do mercado – como a de empréstimos e aplicações –, além de também ser uma ferramenta de controle da inflação.

Quais os impactos no mercado imobiliário?

A princípio, as variações da taxa Selic afetam o mercado imobiliário de forma indireta. No caso de aumento, a renda da população é afetada e, com a alta da inflação, o poder de compra de imóveis fica reduzido. Se tratando de financiamentos imobiliários, os bancos são pressionados a aumentar as taxas de juros cobradas. De modo geral, o ciclo é: com o aumento da taxa Selic, há diminuição de compra e venda de imóveis. Com a diminuição da Selic, há aumento dessas operações.

E agora, comprar ou alugar?

Agora que você já sabe o que é a Taxa Selic e como ela funciona, provavelmente esbarrou no velho e conhecido dilema “comprar ou alugar um apartamento?”. A verdade é que não existe uma resposta única para essa pergunta. O principal e mais importante é analisar os seus objetivos e as movimentações econômicas do país para avaliar quais passos são mais estratégicos em momentos em que as taxas estão mais altas de acordo com a sua realidade financeira.

Um financiamento imobiliário nada mais é do que “alugar” do banco o dinheiro que você não possui no momento para comprar um imóvel e devolver esse valor corrigido com juros, em pagamentos mensais, que chegam a durar décadas. Por isso, muitas vezes, a locação pode ser uma opção com certas vantagens: além da tranquilidade de não se comprometer financeiramente a longo prazo, há também a liberdade de poder se mudar a qualquer momento, redução de custos de manutenção e depreciação, além da possibilidade de aproveitar a alta dos juros para aplicar seu capital e fazer com que ele renda mais para os planos futuros.

Quem opta por alugar um apartamento da Vila 11, também conta com diferenciais significativos que tornam o dia a dia muito menos complicado: os apartamentos são semimobiliados, os empreendimentos contam com áreas comuns modernas e confortáveis e o processo é zero burocracia do contrato ao seu dia a dia. Faça um tour virtual ou entre em contato para marcar uma visita!

// VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados

A importância de criar espaços de interação entre os moradores para melhor convívio diário

A chegada a um novo prédio gera muitas expectativas, especialmente no que diz respeito ao relacionamento entre vizinhos e à adaptação a essa nova fase....

VEJA MAIS +

Como aproveitar a reta final das Olimpíadas nos prédios da Vila 11

No dia 26 de julho começou uma das principais competições esportivas do mundo, reunindo mais de 10.500 atletas de aproximadamente 206 países que disputarão cerca...

VEJA MAIS +

Quais cuidados que se deve ter para decorar um apartamento semimobiliado e alugado?

A busca por um imóvel é sempre uma tarefa desafiadora, mas também pode ser muito prazerosa e gratificante, especialmente quando encontramos aquele apartamento que atende...

VEJA MAIS +
Whatsapp
Ficou interessado? Contate-nos pelo WhatsApp
Preencha o formulário abaixo e nós entraremos em contato com você para mais informações e condições da unidade desejada. Para melhor atendermos você, preencha os campos abaixo:

Ao cadastrar você estará de acordo com nossos termos legais.