Como aproveitar ao máximo o bairro Bela Vista
A Bela Vista é um dos bairros mais tradicionais e icônicos de São Paulo, oferecendo uma rica cena cultural e gastronômica. Localizada na região central,...
VEJA MAIS +Você provavelmente já deve ter ouvido falar da taxa Selic, certo? Esse nome já não soa mais como uma novidade desde que o assunto “finanças pessoais” passou a ser abordado com mais frequência por criadores de conteúdo e pela imprensa em geral. Mas você realmente sabe do que se trata? Sabe quais os impactos dessa taxa na decisão de comprar um apartamento financiado? Com a Selic em alta, sabe se a melhor alternativa para o momento é comprar ou alugar um apartamento? Continue a leitura e entenda melhor sobre o tema.
O que é a taxa Selic?
“Selic” significa Sistema Especial de Liquidação e de Custódia e é a base para que os bancos calculem seus juros. Ou seja, é por meio desse sistema que são definidas as demais taxas de juros do mercado – como a de empréstimos e aplicações –, além de também ser uma ferramenta de controle da inflação.
Quais os impactos no mercado imobiliário?
A princípio, as variações da taxa Selic afetam o mercado imobiliário de forma indireta. No caso de aumento, a renda da população é afetada e, com a alta da inflação, o poder de compra de imóveis fica reduzido. Se tratando de financiamentos imobiliários, os bancos são pressionados a aumentar as taxas de juros cobradas. De modo geral, o ciclo é: com o aumento da taxa Selic, há diminuição de compra e venda de imóveis. Com a diminuição da Selic, há aumento dessas operações.
E agora, comprar ou alugar?
Agora que você já sabe o que é a Taxa Selic e como ela funciona, provavelmente esbarrou no velho e conhecido dilema “comprar ou alugar um apartamento?”. A verdade é que não existe uma resposta única para essa pergunta. O principal e mais importante é analisar os seus objetivos e as movimentações econômicas do país para avaliar quais passos são mais estratégicos em momentos em que as taxas estão mais altas de acordo com a sua realidade financeira.
Um financiamento imobiliário nada mais é do que “alugar” do banco o dinheiro que você não possui no momento para comprar um imóvel e devolver esse valor corrigido com juros, em pagamentos mensais, que chegam a durar décadas. Por isso, muitas vezes, a locação pode ser uma opção com certas vantagens: além da tranquilidade de não se comprometer financeiramente a longo prazo, há também a liberdade de poder se mudar a qualquer momento, redução de custos de manutenção e depreciação, além da possibilidade de aproveitar a alta dos juros para aplicar seu capital e fazer com que ele renda mais para os planos futuros.
Quem opta por alugar um apartamento da Vila 11, também conta com diferenciais significativos que tornam o dia a dia muito menos complicado: os apartamentos são semimobiliados, os empreendimentos contam com áreas comuns modernas e confortáveis e o processo é zero burocracia do contrato ao seu dia a dia. Faça um tour virtual ou entre em contato para marcar uma visita!
A Bela Vista é um dos bairros mais tradicionais e icônicos de São Paulo, oferecendo uma rica cena cultural e gastronômica. Localizada na região central,...
VEJA MAIS +Os animais de estimação são cada vez mais considerados membros da família, devido ao impacto positivo que trazem à vida das pessoas e à diferença...
VEJA MAIS +A chegada a um novo prédio gera muitas expectativas, especialmente no que diz respeito ao relacionamento entre vizinhos e à adaptação a essa nova fase....
VEJA MAIS +