fbpx

Apartamentos práticos e mais áreas comuns compartilhadas: entenda essa tendência

Apartamentos práticos e mais áreas comuns compartilhadas: entenda essa tendência
Categoria(s): Dicas, Inovação, Moradia, Multifamily
15 set. 2023

Uma das principais tendências, que teve início em 2019 e cresceu após a pandemia da Covid-19 e se mostra cada vez mais forte, são os apartamentos com mais espaços inteligentes compartilhados nos condomínios. Essa mudança no paradigma habitacional reflete as transformações nas preferências e necessidades dos moradores urbanos, bem como as respostas dos desenvolvedores imobiliários às demandas em constante evolução.

Se olharmos para trás, na época de nossos pais e avós, os apartamentos tinham muitos e diferentes cômodos e todos muito amplos, como por exemplo, ter a suíte da funcionária do lar e área de serviço.   Os empreendimentos atuais vão em direção contrária e entregam plantas completamente diferentes, com cômodos mais funcionais e uso inteligente dos espaços comuns. 

Para se ter uma ideia das mudanças ocorridas nos últimos anos, de acordo com dados do  Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP), enquanto os imóveis de 1970 tinham cerca de 100 m², 50,8% dos lançamentos em São Paulo capital contemplaram entre 30 e 45 m², em 2022.

Também é interessante observar que essa tendência não é vista apenas nas grandes cidades brasileiras, mas também em metrópoles como Nova Iorque, Tóquio e Pequim. Dentro desse novo contexto, é evidente também que ao passo que as unidades passaram a ter plantas mais simplificadas e espaços otimizados, há a ampliação de opções inteligentes nas áreas compartilhadas.

Já é comum encontrar condomínios não apenas com área de lazer, com piscina, churrasqueira, parque e quadra, mas também com lavanderias, espaço pet friendly e até mercados autônomos ou coworkings,  com o intuito de oferecer uma maior comodidade e conforto a todos os moradores. A ideia é ser a extensão dos apartamentos dos moradores, proporcionando espaços para socialização, relaxamento e até mesmo trabalho remoto.

Essa abordagem não apenas otimiza o uso do espaço disponível, mas também promove uma sensação de comunidade entre os moradores, criando um ambiente mais acolhedor e interativo nos edifícios residenciais. Essas áreas comuns são frequentemente projetadas com atenção aos detalhes, incluindo design de interiores de alta qualidade, mobiliário confortável e instalações modernas. 

Por fim, a tendência tem se consolidado no país como um sucesso e segue as necessidades de um novo público alvo composto, principalmente, por jovens solteiros, estudantes ou casais jovens e sem filhos.

Se você se interessa por novos e modernos empreendimentos imobiliários, não deixe de fazer nosso tour virtual, conhecer nossas super áreas comuns e visitar nossas unidades localizadas nos melhores bairros de São Paulo.

// VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados

A importância de criar espaços de interação entre os moradores para melhor convívio diário

A chegada a um novo prédio gera muitas expectativas, especialmente no que diz respeito ao relacionamento entre vizinhos e à adaptação a essa nova fase....

VEJA MAIS +

Como aproveitar a reta final das Olimpíadas nos prédios da Vila 11

No dia 26 de julho começou uma das principais competições esportivas do mundo, reunindo mais de 10.500 atletas de aproximadamente 206 países que disputarão cerca...

VEJA MAIS +

Quais cuidados que se deve ter para decorar um apartamento semimobiliado e alugado?

A busca por um imóvel é sempre uma tarefa desafiadora, mas também pode ser muito prazerosa e gratificante, especialmente quando encontramos aquele apartamento que atende...

VEJA MAIS +
Whatsapp
Ficou interessado? Contate-nos pelo WhatsApp
Preencha o formulário abaixo e nós entraremos em contato com você para mais informações e condições da unidade desejada. Para melhor atendermos você, preencha os campos abaixo:

Ao cadastrar você estará de acordo com nossos termos legais.