Apartamentos práticos e mais áreas comuns compartilhadas: entenda essa tendência

Apartamentos práticos e mais áreas comuns compartilhadas: entenda essa tendência
Categoria(s): Dicas, Inovação, Moradia, Multifamily
15 set. 2023

Uma das principais tendências, que teve início em 2019 e cresceu após a pandemia da Covid-19 e se mostra cada vez mais forte, são os apartamentos com mais espaços inteligentes compartilhados nos condomínios. Essa mudança no paradigma habitacional reflete as transformações nas preferências e necessidades dos moradores urbanos, bem como as respostas dos desenvolvedores imobiliários às demandas em constante evolução.

Se olharmos para trás, na época de nossos pais e avós, os apartamentos tinham muitos e diferentes cômodos e todos muito amplos, como por exemplo, ter a suíte da funcionária do lar e área de serviço.   Os empreendimentos atuais vão em direção contrária e entregam plantas completamente diferentes, com cômodos mais funcionais e uso inteligente dos espaços comuns. 

Para se ter uma ideia das mudanças ocorridas nos últimos anos, de acordo com dados do  Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP), enquanto os imóveis de 1970 tinham cerca de 100 m², 50,8% dos lançamentos em São Paulo capital contemplaram entre 30 e 45 m², em 2022.

Também é interessante observar que essa tendência não é vista apenas nas grandes cidades brasileiras, mas também em metrópoles como Nova Iorque, Tóquio e Pequim. Dentro desse novo contexto, é evidente também que ao passo que as unidades passaram a ter plantas mais simplificadas e espaços otimizados, há a ampliação de opções inteligentes nas áreas compartilhadas.

Já é comum encontrar condomínios não apenas com área de lazer, com piscina, churrasqueira, parque e quadra, mas também com lavanderias, espaço pet friendly e até mercados autônomos ou coworkings,  com o intuito de oferecer uma maior comodidade e conforto a todos os moradores. A ideia é ser a extensão dos apartamentos dos moradores, proporcionando espaços para socialização, relaxamento e até mesmo trabalho remoto.

Essa abordagem não apenas otimiza o uso do espaço disponível, mas também promove uma sensação de comunidade entre os moradores, criando um ambiente mais acolhedor e interativo nos edifícios residenciais. Essas áreas comuns são frequentemente projetadas com atenção aos detalhes, incluindo design de interiores de alta qualidade, mobiliário confortável e instalações modernas. 

Por fim, a tendência tem se consolidado no país como um sucesso e segue as necessidades de um novo público alvo composto, principalmente, por jovens solteiros, estudantes ou casais jovens e sem filhos.

Se você se interessa por novos e modernos empreendimentos imobiliários, não deixe de fazer nosso tour virtual, conhecer nossas super áreas comuns e visitar nossas unidades localizadas nos melhores bairros de São Paulo.

// VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados

Quais diferenciais procurar na hora de alugar um novo apartamento?

O comportamento das pessoas na hora de alugar um imóvel é completamente diferente daquelas que buscam um apartamento com a finalidade de compra, pois os...

VEJA MAIS +

Conheça as vantagens de morar na Vila Mariana 

Um dos mais icônicos bairros de São Paulo, a Vila Mariana, é localizado na zona sul, o bairro consegue encontrar o ponto de equilíbrio entre...

VEJA MAIS +

Espaços coworking – muito além do home office 

Como se lembram, em 2020 o mundo passou por algo nunca antes imaginado: uma pandemia. Com ela, tivemos que nos adaptar em todas as nossas...

VEJA MAIS +
Whatsapp

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.

Ficou interessado? Contate-nos pelo WhatsApp
Preencha o formulário abaixo e nós entraremos em contato com você para mais informações e condições da unidade desejada. Para melhor atendermos você, preencha os campos abaixo:

Ao cadastrar você estará de acordo com nossos termos legais.