fbpx

Comprar ou alugar um apartamento: os custos invisíveis que você deve conhecer

Comprar ou alugar um apartamento: os custos invisíveis que você deve conhecer
Categoria(s): Dicas, Moradia
30 jun. 2023

Alugar ou comprar um apartamento são opções distintas que oferecem benefícios de acordo com o seu momento de vida. E quando é chegada a hora de escolher, há muitas expectativas e sonhos envolvidos, assim como existem desafios nesse processo que, ao final, tornam-se recompensadores. Mas se há algo essencial a considerar na tomada de decisão são os custos invisíveis associados a cada opção. Embora alguns custos sejam amplamente conhecidos, como preço de compra ou do aluguel, impostos etc., há outros fatores que podem pender a balança para um ou para outro lado no que se trata do melhor negócio para você.

Manutenção e reparos estruturais

É de responsabilidade do proprietário arcar com os custos referentes à manutenção e reparos estruturais da propriedade. Isso inclui despesas como consertos de encanamento, elétrica, sistemas de aquecimento ou refrigeração e outras manutenções regulares. Portanto, programe-se e tenha uma reserva de emergência para essa finalidade. Ao alugar, esses custos não fazem parte de suas responsabilidades como inquilino – somente se forem causados por mau uso.

Seguro residencial

Como proprietário de um imóvel financiado, você precisará arcar com um seguro residencial para proteger sua propriedade contra danos causados ​​por possíveis eventos adversos como incêndios, inundações e roubos. E, caso o imóvel já seja seu, recomenda-se que contrate o serviço da mesma maneira. O custo do seguro pode variar dependendo da localização, tamanho e valor do imóvel. Ao alugar, esse custo já costuma estar embutido no aluguel mensal. Você precisará se preocupar somente em obter um seguro de inquilino para cobrir seus pertences pessoais, caso deseje.

Desvalorização no tempo

De forma parecida com o que ocorre no caso dos automóveis, com o passar do tempo e uso do imóvel, será necessário desembolsar recursos financeiros para corrigir desgastes que acontecem naturalmente em decorrência do tempo, como reaplicação do rejunte, renovação da pintura, troca de lâmpadas queimadas, pequenas reformas etc. No aluguel, todos esses custos que têm a finalidade de reverter problemas não causados por mau uso são do proprietário, isentando o inquilino de preocupações.

Lembre-se de que esses custos invisíveis podem variar dependendo da localização geográfica, da condição do imóvel em questão e das leis e regulamentações locais. É importante considerar cuidadosamente seus recursos financeiros, metas a longo prazo e estilo de vida ao tomar uma decisão entre comprar e alugar um apartamento. Independente da escolha que for fazer, tenha confiança e responsabilidade. E se optar por alugar, conheça os apartamentos da Vila 11 nas melhores localizações de São Paulo, com manutenção dos itens já entregues no apartamento 100% inclusa no aluguel.

// VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados

Seis armadilhas imobiliárias na hora de alugar mais comuns e como não cair nelas.

Alugar um imóvel é uma das maiores e mais importantes decisões financeiras que muitas pessoas fazem na vida. No entanto, o processo está repleto de...

VEJA MAIS +

Vila 11 Alameda Itu: seu estilo de vida requer a melhor experiência de locação residencial

Mais um grande lançamento está chegando e marca um momento importante da companhia. Com o objetivo de fortalecer seu know how em operar prédios residenciais...

VEJA MAIS +

Conheça os benefícios do Multifamily para os diferentes perfis de pessoas.

Os apartamentos multifamily são, exclusivamente, destinados à locação e todos pertencem a uma única empresa que administra e faz toda a gestão dos empreendimentos. O...

VEJA MAIS +
Whatsapp

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.

Ficou interessado? Contate-nos pelo WhatsApp
Preencha o formulário abaixo e nós entraremos em contato com você para mais informações e condições da unidade desejada. Para melhor atendermos você, preencha os campos abaixo:

Ao cadastrar você estará de acordo com nossos termos legais.