Confira 5 espécies de plantas ideais para decorar o apartamento

Confira 5 espécies de plantas ideais para decorar o apartamento
Categoria(s): Decoração, Dicas
8 jul. 2021

Engana-se quem pensa que não é possível praticar jardinagem em apartamentos – principalmente naqueles mais compactos. Afinal, usar plantas na decoração do apê traz cores e alegria para o lar, além de otimizar a qualidade de vida. Para isso, basta entender as condições ideais de sobrevivência e os cuidados necessários com cada espécie.

Antes de mais nada, três pontos são muito importantes: avaliar a intensidade e o período de luz necessário para o desenvolvimento das plantinhas; se atentar à quantidade de água e os intervalos de rega; e garantir amor e dedicação para que elas cresçam e fiquem lindas. Existem outros detalhes, não menos significativos, é claro! Como escolher o melhor ambiente para deixar sua planta, se ela pode receber luz direta, a distribuição estética ideal no apartamento, o tipo de vaso adequado para casa espécie e suas características individuais. Neste último ponto, o importante é pesquisar e entender o que se encaixa melhor em sua rotina. Afinal, morador feliz é sinônimo de planta feliz!

Quer entender melhor os próximos passos? Veja abaixo os detalhes sobre algumas espécies de plantas que dão match com apartamentos.

Espada de São Jorge

Por se desenvolver muito bem em ambientes com baixa luminosidade, essa é uma das espécies mais indicadas para apartamentos. Como características principais, exige poucas regas e quase nada de adubação, sendo muito fácil de cuidar. Além disso, traz um charme diferenciado para qualquer cantinho do imóvel, como atrás do sofá. Ela também adiciona um charme especial aos lavabos, garantindo um toque verde que faz toda diferença.

Palmeira Ráfia

Também conhecida como Rápis, a Palmeira Ráfia é extremamente elegante e não necessita de muitos cuidados. Pelo seu tamanho um pouco mais avantajado, é ótima para a sala de estar. No dia a dia, ela precisa de um ambiente com boa qualidade de luz, mas que não tenha contato direto com o sol. Costumam absorver toda a água de sua terra, sendo então a rega necessária apenas uma vez a cada sete dias. Uma atenção extra sobre essa espécie é referente à adubação: para garantir sua saúde, indica-se o adubo de fórmula NPK 10-10-10 uma vez por ano.

Rosa de Pedra

O charme das suculentas é inconfundível e já ganhou muitos corações quando o assunto é decoração. Fazendo parte dessa família, a Rosa de Pedra é bem semelhante a uma rosa tradicional. Os cuidados para o cultivo são mínimos: a dica é regar pouco, apenas quando o solo estiver seco. Ela também é muito versátil em relação aos ambientes, se desenvolvendo bem sob o sol, mas podendo ficar a meia sombra. Assim, algumas dicas legais são: deixa-la disposta em prateleiras na cozinha, na varanda, na mesa de centro da sala, na mesa de cabeceira e, claro, onde a imaginação (e a decoração) permitir.

Cactos

A paixão das pessoas por cactos é algo que chegou para ficar. De beleza exótica e rústica, são, de modo geral, plantas fáceis de cultivar e ideais para apartamentos. A única atenção necessária é que a espécie necessita de luz direta do sol ao menos três vezes na semana. Sendo assim, são ótimas para compor uma mesa de centro na varanda ou podem ficar próximas às janelas do quarto. Por serem plantas adaptadas para o clima desértico, as regas devem ser mínimas, sendo recomendadas uma vez por semana nas estações mais quentes e uma vez ao mês nas mais frias.

Samambaia

Outra forte tendência de decoração são as samambaias. Elas têm o poder de dar um toque tropical com seu verde exuberante. A espécie aprecia viver em meia sombra, protegida do sol, ficando ainda mais bela quando suspensa. Para cuidar da samambaia regue-a com frequência e sempre borrife água em suas folhas. Outra dica é mantê-la em um ambiente protegido de ventos fortes. Por mais que pareça simples, ela consegue impactar qualquer espaço, como sala de estar e, até mesmo, o quarto, ou seja, é uma dica de decoração simples e com um poder incrível de transformar o ambiente.

Viu como acrescentar um toque verde em seu apê é mais simples do que parece? Morar na Vila 11 também é fácil assim e os imóveis são ótimos para receber lindas plantas! Entre em contato conosco e entenda todos os nossos benefícios.

// VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados

Espaço pet em condomínios: bem-estar e diversão para o seu animal

Para quem tem um animal de estimação, optar por morar em apartamento pode parecer um desafio quando o assunto é conforto e lazer dos bichinhos....

VEJA MAIS +

Conceito multifamily: conheça um novo jeito de morar em São Paulo

Você conhece o conceito multifamily e suas vantagens na locação de um apartamento? Populares nos Estados Unidos e Europa, os empreendimentos multifamily são edifícios residenciais...

VEJA MAIS +

Quando o proprietário do apartamento é uma empresa: conheça as vantagens desta nova forma de locação

Muitas questões surgem no momento de alugar um apartamento, mas você já pensou na relação que terá com o proprietário durante a permanência? Uma tendência...

VEJA MAIS +

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.