Dicas para economizar energia no uso do ar-condicionado

Dicas para economizar energia no uso do ar-condicionado
Categoria(s): Dicas
18 jun. 2022

Em um país como o Brasil, com tantas variações de temperatura diariamente, o ar-condicionado tem se tornado um item indispensável para residências e escritórios. No entanto, a economia de energia é um dos pontos que mais pesam na escolha do equipamento ideal, e ter um projeto de climatização bem planejado ajuda a evitar desperdícios que podem pesar no bolso.

Pensando nisso, reunimos dicas para te ajudar na economia de energia sem necessariamente ter que desligar o ar-condicionado. Confira:

1. Fique atento ao local de instalação

Escolha uma parede para instalar o ar condicionado que não interfira em outras instalações, como elétrica, hidráulica ou de gás, por exemplo. Além disso, prefira instalar o ar-condicionado em superfícies livres de alguns elementos presentes na decoração, como cortinas, persianas e móveis robustos, que possam impedir a circulação do ar e, consequentemente, fazer com que o equipamento trabalhe mais para resfriar o ambiente e consuma mais energia elétrica.

2. Limpe os filtros de tempos em tempos

Limpar o filtro do ar-condicionado deve fazer parte da rotina de quem utiliza o aparelho, pois a sujeira acumulada pode prejudicar o funcionamento e reduzir a vida útil do aparelho. O acúmulo de poeira nos filtros resulta em um maior consumo de energia do equipamento ao dificultar a passagem do ar pelo aparelho e reduzir a taxa de retirada de calor do ambiente.

3. Utilize a função timer ou sleep

Os aparelhos de ar-condicionado contam com funcionalidades que auxiliam na economia de energia, como a função timer que ajuda na redução do consumo de energia, pois é possível programar o horário tempo exato para que o aparelho desligue e evite o uso desnecessário em momentos que você não esteja no ambiente. Essa função tem ainda um ganho em conforto pois aumenta a temperatura em 0,5°C no modo resfriamento e reduz a temperatura em 2°C no modo aquecimento após 60 minutos do timer ter sido ativado para que o usuário tenha uma melhor noite de sono.

4. Use a função smart

Após o ar-condicionado resfriar o cômodo, deixe-o na função smart. Com esse recurso, o ar condicionado soltará rajadas de ar de tempos em tempos, apenas para manter o ambiente refrigerado. Não deixe ele ligado no máximo desempenho o tempo inteiro, pois isso é o que mais consumirá sua energia elétrica.

Na Vila 11, os apartamentos para locação contam com ar-condicionado em todos os ambientes e manutenção periódica dos aparelhos. O morador fica livre de preocupações, como lembrar de chamar um especialista para limpar o filtro. Conheça nossos apartamentos pelo tour virtual ou agenda uma visita!

COMPARTILHE:
// VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados

Morar no Paraíso: um guia completo do bairro

Situado em uma área privilegiada de São Paulo, entre a avenida mais famosa da cidade e o parque referência dos paulistanos, está o bairro Paraíso,...

VEJA MAIS +

Dia dos namorados: o romantismo também pode estar em casa

Com a proximidade da data mais aguardada pelos românticos, vem a dúvida: o que fazer para comemorar o dia dos namorados? Neste dia, os restaurantes...

VEJA MAIS +

Qual a iluminação ideal para cada ambiente?

A iluminação sempre foi parte muito importante dos projetos de arquitetura e decoração. Agora, mais do que nunca, com a chegada do home office e...

VEJA MAIS +

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.