Estados Unidos x Brasil: como está o mercado multifamily nesses países

Estados Unidos x Brasil: como está o mercado multifamily nesses países
Categoria(s): Moradia, Multifamily, Notícias
31 jul. 2023

Antes de entrarmos, efetivamente, no tema proposto, vale explicarmos de forma simples e objetiva o conceito de multifamily. Em linhas gerais, trata-se de um complexo de residências (podendo ser apartamentos ou casas em condomínios) que pertencem a uma única empresa, sendo 100% das unidades destinadas à locação.

Um dos mercados que mais cresce nesse sentido é o dos Estados Unidos. De acordo com o Relatório da National Multifamily Housing Council (NMHC), os EUA tiveram um aumento de 300 mil unidades por ano, entre 2015 e 2019. Com o aquecimento desse modelo de negócios, há uma expectativa de chegar a 4,3 milhões de apartamentos até 2035, com destaques para os estados do Texas, Flórida e Califórnia. Muitos norte-americanos preferem alugar em vez de comprar imóveis, o que sustenta a demanda por apartamentos. No assunto investidores, o mercado multifamily nos EUA também os atrai devido à estabilidade econômica e ao ambiente regulatório bem estabelecido.

O sucesso do multifamily se dá por oferecer uma gama interessante de comodidades aos moradores, como áreas sociais bem estruturadas, academias, piscinas, lavanderias, entre outros. A localização também é um grande diferencial, pois os empreendimentos estão presentes nas regiões mais cobiçadas da cidade. Além disso, esses inquilinos não precisam se preocupar com eventuais problemas de manutenções em suas unidades e nas áreas comuns, visto que a responsabilidade é do proprietário do edifício. Vale destacar que o multifamily é sustentado por três pilares fundamentais, sendo eles morar, trabalhar e se divertir. As pessoas, principalmente o que chamamos de Morador 4.0, buscam viver em locais com opções de mobilidade, infraestrutura de lazer, serviços e segurança. 

No Brasil, há um forte desenvolvimento para que esse movimento ganhe ainda mais força, com as mudanças demográficas, a urbanização crescente e a busca por maior mobilidade no mercado de trabalho, a demanda por aluguel de unidades multifamily tem aumentado gradualmente. De acordo com o Censo QuintoAndar de Moradia, realizado em parceria com o Datafolha em 2021, na região metropolitana de São Paulo 28% dos moradores pagam aluguel. É nesse cenário que o multifamily se apresenta com ótimas perspectivas em nosso país.

Portanto, há um oceano de oportunidades para quem atender o comportamento dessa nova demanda, apostar no multifamily e entregar opções interessantes para a sociedade. O Brasil, em breve, terá um mercado multifamily consolidado.

A Vila 11 aposta e confia nesse mercado, somos pioneiros no multifamily brasileiro, desde 2017 entregando o melhor em moradia. Caso você esteja procurando um apartamento para alugar, com todas as comodidades mencionadas nesse texto, conheça  nossos apartamentos, nas melhores localizações de São Paulo.

// VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados

Conheça os benefícios do Multifamily para os diferentes perfis de pessoas.

Os apartamentos multifamily são, exclusivamente, destinados à locação e todos pertencem a uma única empresa que administra e faz toda a gestão dos empreendimentos. O...

VEJA MAIS +

Quais diferenciais procurar na hora de alugar um novo apartamento?

O comportamento das pessoas na hora de alugar um imóvel é completamente diferente daquelas que buscam um apartamento com a finalidade de compra, pois os...

VEJA MAIS +

Conheça as vantagens de morar na Vila Mariana 

Um dos mais icônicos bairros de São Paulo, a Vila Mariana, é localizado na zona sul, o bairro consegue encontrar o ponto de equilíbrio entre...

VEJA MAIS +
Whatsapp

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.

Ficou interessado? Contate-nos pelo WhatsApp
Preencha o formulário abaixo e nós entraremos em contato com você para mais informações e condições da unidade desejada. Para melhor atendermos você, preencha os campos abaixo:

Ao cadastrar você estará de acordo com nossos termos legais.