Multifamily: como esse conceito está revolucionando São Paulo

Multifamily: como esse conceito está revolucionando São Paulo
16 out. 2023

Antes de comentarmos sobre como o multifamily está revolucionando a cidade de São Paulo, é interessante darmos um passo para trás e entendermos do que se trata esse conceito. Em linhas gerais, o multifamily é uma categoria de empreendimento imobiliário, onde todas as unidades são destinadas apenas para aluguel e são administradas por uma única empresa.

Esse movimento do mercado imobiliário teve início nos Estados Unidos, com um crescimento de 300 mil unidades por ano, entre 2015 e 2019, de acordo com dados do relatório da National Multifamily Housing Council (NMHC). Para corroborar o interesse desse segmento e seu potencial, o mesmo estudo também indica que a demanda no mercado norte americano deve chegar a 4,3 milhões de unidades até 2035, sendo Texas, Flórida e Califórnia os Estados de destaque nesse modelo de empreendimento.

Fazendo um recorte para o Brasil, o setor de aluguel de imóveis cresceu em 2022 e indica novos crescimentos. Segundo informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínuo), dos 74,1 milhões de domicílios registrados em 2022, 21,1% estavam sob o modelo de aluguel. Quando comparado com 2019, o percentual era de 19,3%.

Essa alta demanda por moradias de aluguel segue tendências de comportamento das novas gerações, que prezam por maior flexibilidade, segurança e conforto em todas as áreas de suas vidas, inclusive na hora de escolher como e onde morar. É importante entendermos que quem procura por moradia em cidades como São Paulo, dinâmicas e com características peculiares em cada bairro, também procura pela aplicação do conceito de “hassle-free”, ou seja, com contratos simplificados, apartamentos semi mobiliados, ajuda e suporte para qualquer manutenção no apartamento dos itens entregues, cobranças unificadas e áreas em comum cada vez mais sofisticadas.

Outro ponto que podemos destacar do porque o conceito de multifamily está revolucionando São Paulo é que também é um caminho para suprir o déficit habitacional brasileiro. Sendo a cidade paulistana o maior mercado nacional, já começamos a ver discussões em esferas de tomada de decisão, como o Plano Diretor, que apontam para o incentivo aos empreendimentos multifamily para que sejam entregues em áreas bem localizadas, próximas à serviços diversos, transporte público e infraestrutura de saúde, educação e entretenimento.

Por fim, seja em São Paulo ou qualquer outra grande metrópole, o multifamily chegou para ficar e deve ter seu alcance cada vez mais expandido. Informações do Censo QuintoAndar de Moradia, elaborado em parceria com o Datafolha, em 2021, indicam que 28% dos moradores da região metropolitana de São Paulo pagam aluguel, corroborando que esse movimento deve ganhar ainda mais forças, atrair novos moradores e investidores e, claro, gerar benefícios para todos os envolvidos.

Esse modelo de negócio é inovador no Brasil e a Vila 11 tem orgulho de ser referência e contribuir para sua evolução. Nosso objetivo visa profissionalizar o mercado de locação, agende já uma visita e conheça os empreendimentos multifamily Vila 11 nas melhores localizações da capital paulista.

// VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados

Quais diferenciais procurar na hora de alugar um novo apartamento?

O comportamento das pessoas na hora de alugar um imóvel é completamente diferente daquelas que buscam um apartamento com a finalidade de compra, pois os...

VEJA MAIS +

Conheça as vantagens de morar na Vila Mariana 

Um dos mais icônicos bairros de São Paulo, a Vila Mariana, é localizado na zona sul, o bairro consegue encontrar o ponto de equilíbrio entre...

VEJA MAIS +

Espaços coworking – muito além do home office 

Como se lembram, em 2020 o mundo passou por algo nunca antes imaginado: uma pandemia. Com ela, tivemos que nos adaptar em todas as nossas...

VEJA MAIS +
Whatsapp

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.

Ficou interessado? Contate-nos pelo WhatsApp
Preencha o formulário abaixo e nós entraremos em contato com você para mais informações e condições da unidade desejada. Para melhor atendermos você, preencha os campos abaixo:

Ao cadastrar você estará de acordo com nossos termos legais.