Qual a iluminação ideal para cada ambiente?

Qual a iluminação ideal para cada ambiente?
Categoria(s): Dicas
3 jun. 2022

A iluminação sempre foi parte muito importante dos projetos de arquitetura e decoração. Agora, mais do que nunca, com a chegada do home office e tendo que transformar parte da casa em escritório, esse assunto se tornou ainda mais relevante. Afinal de contas, uma iluminação errada pode atrapalhar a concentração e ainda resultar em dores de cabeça. Pensando nisso, reunimos dicas para ajudar a escolher a iluminação ideal tanto para os momentos de trabalho em casa quanto para os de relaxamento e descanso:

A iluminação ideal para o quarto:

O quarto é o principal lugar de descanso da casa. Por isso, é preciso que seja aconchegante, acolhedor e ofereça sensação de tranquilidade e relaxamento. Para tanto, a iluminação quente é a ideal, pois cria uma atmosfera intimista e favorece o sono. Uma dica interessante é criar sancas no teto para um efeito de luz difusa ou lançar mão de abajures que complementem a iluminação direta do ambiente.

A iluminação ideal para o escritório:

Por ser um ambiente que exige foco e concentração, a iluminação ideal para esse cômodo é fria, com luz neutra e bem posicionada, de maneira que não comprometa a atenção de quem está trabalhando. O melhor posicionamento é sempre por cima. É importante, também, manter as luzes brilhantes fora do campo de visão do trabalhador para evitar o ofuscamento.

A iluminação ideal para a cozinha:

A iluminação na cozinha é muito importante, pois se trata de um cômodo onde se manipula alimentos e isso por si só exige uma luz eficiente.  A luz branca é a ideal para esse cômodo, principalmente em cima da pia e balcão de apoio. As lâmpadas fluorescentes ou de led, que garantem maior luminosidade, são as mais recomendadas. Para complementar, fitas de led posicionadas abaixo dos armários que ficam suspensos sobre a bancada melhoram a visibilidade dessa área.

A iluminação ideal para a sala e sala de jantar:

A sala de estar e de jantar também são espaços de relaxamento e descanso na casa, mas, diferentemente do quarto, o ideal é contar com duas formas de iluminação: luz direta e indireta. Os lustres ou luminárias tradicionais cumprem bem o papel de iluminação direta, enquanto abajures e luminárias de chão são excelentes formas para obter uma iluminação mais difusa. No caso de haver sancas no teto, aproveite para explorar e criar novas formas de luz indireta para o cômodo.

Na Vila 11, todos os apartamentos contam com projeto luminotécnico para você tirar o melhor proveito de cada ambiente. Conheça e consulte condições para locação!

COMPARTILHE:
// VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados

Tecnologia e apartamentos: entenda essa relação

Seguindo a linha dos novos comportamentos adotados por consumidores e moradores, impulsionados pelas gerações mais jovens,  altamente digitalizadas e engajadas com questões sociais e ambientais,...

VEJA MAIS +

Por que morar no bairro Paraíso?

Quem é que não desejaria morar em um local chamado Paraíso, não é mesmo?! Reconhecido como uma das áreas mais nobres da cidade de São...

VEJA MAIS +

Frei Caneca e sua agitada vida noturna – conheça melhor a região 

Quem mora em São Paulo certamente conhece, ao menos de ouvir falar, a região da rua Frei Caneca. Um dos mais tradicionais e emblemáticos endereços...

VEJA MAIS +
Whatsapp

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.

Ficou interessado?
Preencha o formulário abaixo e nós entraremos em contato com você para mais informações e condições da unidade desejada.

Ao cadastrar você estará de acordo com nossos termos legais.