Qual a iluminação ideal para cada ambiente?

Qual a iluminação ideal para cada ambiente?
Categoria(s): Dicas
3 jun. 2022

A iluminação sempre foi parte muito importante dos projetos de arquitetura e decoração. Agora, mais do que nunca, com a chegada do home office e tendo que transformar parte da casa em escritório, esse assunto se tornou ainda mais relevante. Afinal de contas, uma iluminação errada pode atrapalhar a concentração e ainda resultar em dores de cabeça. Pensando nisso, reunimos dicas para ajudar a escolher a iluminação ideal tanto para os momentos de trabalho em casa quanto para os de relaxamento e descanso:

A iluminação ideal para o quarto:

O quarto é o principal lugar de descanso da casa. Por isso, é preciso que seja aconchegante, acolhedor e ofereça sensação de tranquilidade e relaxamento. Para tanto, a iluminação quente é a ideal, pois cria uma atmosfera intimista e favorece o sono. Uma dica interessante é criar sancas no teto para um efeito de luz difusa ou lançar mão de abajures que complementem a iluminação direta do ambiente.

A iluminação ideal para o escritório:

Por ser um ambiente que exige foco e concentração, a iluminação ideal para esse cômodo é fria, com luz neutra e bem posicionada, de maneira que não comprometa a atenção de quem está trabalhando. O melhor posicionamento é sempre por cima. É importante, também, manter as luzes brilhantes fora do campo de visão do trabalhador para evitar o ofuscamento.

A iluminação ideal para a cozinha:

A iluminação na cozinha é muito importante, pois se trata de um cômodo onde se manipula alimentos e isso por si só exige uma luz eficiente.  A luz branca é a ideal para esse cômodo, principalmente em cima da pia e balcão de apoio. As lâmpadas fluorescentes ou de led, que garantem maior luminosidade, são as mais recomendadas. Para complementar, fitas de led posicionadas abaixo dos armários que ficam suspensos sobre a bancada melhoram a visibilidade dessa área.

A iluminação ideal para a sala e sala de jantar:

A sala de estar e de jantar também são espaços de relaxamento e descanso na casa, mas, diferentemente do quarto, o ideal é contar com duas formas de iluminação: luz direta e indireta. Os lustres ou luminárias tradicionais cumprem bem o papel de iluminação direta, enquanto abajures e luminárias de chão são excelentes formas para obter uma iluminação mais difusa. No caso de haver sancas no teto, aproveite para explorar e criar novas formas de luz indireta para o cômodo.

Na Vila 11, todos os apartamentos contam com projeto luminotécnico para você tirar o melhor proveito de cada ambiente. Conheça e consulte condições para locação!

COMPARTILHE:
// VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados

Morar no Paraíso: um guia completo do bairro

Situado em uma área privilegiada de São Paulo, entre a avenida mais famosa da cidade e o parque referência dos paulistanos, está o bairro Paraíso,...

VEJA MAIS +

Dicas para economizar energia no uso do ar-condicionado

Em um país como o Brasil, com tantas variações de temperatura diariamente, o ar-condicionado tem se tornado um item indispensável para residências e escritórios. No entanto, a economia...

VEJA MAIS +

Dia dos namorados: o romantismo também pode estar em casa

Com a proximidade da data mais aguardada pelos românticos, vem a dúvida: o que fazer para comemorar o dia dos namorados? Neste dia, os restaurantes...

VEJA MAIS +

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.