Reciclagem: dicas para adotar a prática no dia a dia em casa

Reciclagem: dicas para adotar a prática no dia a dia em casa
Categoria(s): Sustentabilidade
2 maio. 2022

A preocupação com questões relacionadas à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente tem se tornado parte do dia a dia das pessoas em todo o mundo. A busca constante por qualidade de vida, principalmente para a população mais jovem, acendeu um alerta sobre os nossos hábitos como sociedade e trouxe à tona a importância do consumo consciente, que inclui reciclagem, reutilização e redução de desperdício.

Por isso, reunimos algumas alternativas iniciais para quem quer adotar a prática da reciclagem no dia a dia, em casa, e ainda não sabe por onde começar:

1. Separe o lixo orgânico do lixo reciclável

Lixo orgânico é qualquer resíduo de origem animal ou vegetal que vá ser descartado. É o lixo produzido diariamente em todos os ambientes e basicamente composto por restos de alimentos como carne, cascas de fruta, caules de vegetais, grãos e borra de café. Ao contrário do lixo reciclável, que é composto por materiais que podem dar origem a um novo produto – por exemplo garrafas, alumínio ou papel –, o lixo orgânico deve ser descartado corretamente pois pode contaminar o solo e a água durante o processo de decomposição. Dessa forma, o ideal é separar o lixo orgânico e o lixo reciclável, fazendo o descarte correto de cada um.

2. Reaproveite os resíduos orgânicos

Compostagem é um processo de decomposição de matéria orgânica – como sobras de frutas, verduras e outros alimentos – que pode ser realizado em composteiras de diversos tamanhos. Nesse processo natural, fungos, bactérias e outros microorganismos do bem transformam os resíduos em um potente húmus, rico em nutrientes. O uso da composteira tem diversos benefícios: além de diminuir a quantidade de lixo que seria destinado aos aterros sanitários, diminui também o uso de plástico que seria utilizado para descarte e ainda tem como resultado um adubo ecológico que pode ser usado nas plantas ou hortas domésticas.

3. Recicle e dê novas utilidades aos itens

Uma das grandes vantagens de reciclar é o imenso leque de possibilidades de criar coisas novas a partir de itens que seriam descartados. Além de contribuir com a sustentabilidade, o reaproveitamento pode resultar em novas peças decorativas para casa, brinquedos e até vasos para a varanda. Garrafas de vidro, por exemplo, podem cumprir o papel de vasinhos para pequenos arranjos e luminárias. Pedaços de tecido também podem ser reaproveitados na criação de itens como almofadas, tapetes ou simplesmente na customização de outra peça de roupa.

Na Vila 11, você encontra o depósito para lixo orgânico e reciclável, facilitando o seu dia a dia e contribuindo para o meio ambiente. Cada um que faz a sua parte em casa, faz a diferença no mundo!

COMPARTILHE:
// VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados

Morar no Paraíso: um guia completo do bairro

Situado em uma área privilegiada de São Paulo, entre a avenida mais famosa da cidade e o parque referência dos paulistanos, está o bairro Paraíso,...

VEJA MAIS +

Dicas para economizar energia no uso do ar-condicionado

Em um país como o Brasil, com tantas variações de temperatura diariamente, o ar-condicionado tem se tornado um item indispensável para residências e escritórios. No entanto, a economia...

VEJA MAIS +

Dia dos namorados: o romantismo também pode estar em casa

Com a proximidade da data mais aguardada pelos românticos, vem a dúvida: o que fazer para comemorar o dia dos namorados? Neste dia, os restaurantes...

VEJA MAIS +

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.