Tendência Urban Jungle e os benefícios do convívio com plantas

Tendência Urban Jungle e os benefícios do convívio com plantas
Categoria(s): Decoração
18 mar. 2022

O dia a dia nas grandes cidades, com a agitação da rotina e as inúmeras responsabilidades, impossibilita o contato mais próximo e frequente com a natureza. Justamente por isso, nos últimos anos, percebe-se que as pessoas têm procurado resgatar essa conexão com o verde das mais diversas formas, em uma busca constante por qualidade de vida. Mas, se nem sempre é possível sair de casa para aproveitar a natureza, por que não trazê-la para dentro?

É comprovado cientificamente que o convívio com plantas traz inúmeros benefícios à saúde física e mental, além de aumentar a produtividade e ajudar na concentração. Ainda, ter plantas em casa torna o ambiente mais harmônico, purifica o ar e melhora a energia da casa.

Foi pensando nestes benefícios que surgiu a tendência Urban Jungle, expressão que, traduzida do inglês, significa “floresta urbana” e consiste em ter a natureza como inspiração, além de usar e abusar das plantas na decoração dos ambientes.

Se você se interessou pelo conceito e quer ter a sua própria urban jungle, listamos abaixo 5 dicas para ajudar na decoração:

1. Comece com plantas resistentes e de fácil cuidado.

Plantas exigem cuidado e dedicação, além de terem particularidades que variam de acordo com as espécies. Por isso, opte por espécies resistentes, com maior intervalo entre as regas e que não exijam trocas de vaso frequentemente. Cactos, Espadas de São Jorge e Suculentas são excelentes opções para quem quer começar.

2. Dê prioridade às espécies que gostam de sombra.

Apartamentos, principalmente, podem não ter tanta incidência de luz solar e iluminação natural. Por isso, a escolha das espécies faz toda diferença na hora de levar plantas para casa. Mas, não se preocupe, há uma enorme variedade que vive muito bem na sombra: Dracena, Jiboia, Costela de Adão e Árvore da Felicidade são só algumas delas.

3. Aposte nas folhagens

Priorize plantas com bastante folhagem e, de preferência, médias ou grandes. Ideais para prateleiras e mobiliários elevados, as folhagens criam um efeito cascata que é marca registrada da tendência Urban Jungle. Jiboia, Hera, Peperômia e Cordão de Pérola são espécies ótimas para criar esse efeito pendente.

4. Quadros e outros elementos que remetem à natureza são bem-vindos.

Com as plantas escolhidas, é hora de incrementar a decoração. Para tornar o ambiente ainda mais aconchegante, aposte no mobiliário com tons terrosos, materiais naturais, mix de texturas e peças de decoração com visual rústico. O toque final fica por conta dos quadros, que podem ter ilustrações que remetam à natureza.

5. O verde não está restrito às plantas.

Estampas, papéis de parede e até pinturas podem agregar estilo e expressividade ao ambiente. Pontos de cor são muito bem-vindos e podem estar presentes das mais variadas maneiras. Que tal destacar o cômodo com uma meia-parede pintada ou com um tapete colorido? Use a criatividade!

Viu como aderir à tendência urban jungle é simples? Morar na Vila 11 também é fácil assim e os imóveis são iluminados e arejados, ideais para receber você e suas plantas. Entre em contato conosco e entenda todos os nossos diferenciais.

// VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados

Morar no Paraíso: um guia completo do bairro

Situado em uma área privilegiada de São Paulo, entre a avenida mais famosa da cidade e o parque referência dos paulistanos, está o bairro Paraíso,...

VEJA MAIS +

Dicas para economizar energia no uso do ar-condicionado

Em um país como o Brasil, com tantas variações de temperatura diariamente, o ar-condicionado tem se tornado um item indispensável para residências e escritórios. No entanto, a economia...

VEJA MAIS +

Dia dos namorados: o romantismo também pode estar em casa

Com a proximidade da data mais aguardada pelos românticos, vem a dúvida: o que fazer para comemorar o dia dos namorados? Neste dia, os restaurantes...

VEJA MAIS +

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.