Vai alugar um apartamento? Veja quais são seus direitos e deveres

Vai alugar um apartamento? Veja quais são seus direitos e deveres
Categoria(s): Dicas, Moradia
1 out. 2021

Se você vai alugar um apartamento e se deparou com diversas questões sobre quais são seus direitos e deveres como locatário, saiba que existe um conjunto de regras que precisam ser seguidas para que o período de moradia seja agradável.

Para sanar algumas de suas dúvidas sobre o tema, trouxemos informações essenciais que irão te ajudar durante toda a permanência no novo lar. Confira!

Vou alugar! Quais são os meus direitos?

Entrega do imóvel em perfeito estado. O responsável pelo apartamento deve te entregar a residência em perfeita ordem e corrigir qualquer problema que seja antecedente à locação. Nos empreendimentos multifamily (destinados apenas para aluguel e tem somente uma empresa proprietária de todos os apartamentos), você tem a garantia de que encontrará o apartamento impecável conforme as fotos divulgadas.

Vistorias sempre devem ser agendadas. Apesar de os proprietários ou empresa responsável terem o direito de checar o interior da residência, para avaliar o estado de uso e conservação do ambiente, eles só podem realizar a visita com aviso prévio, agendando data e horário com os atuais moradores.

Suporte para esclarecimento de dúvidas. Caso surja alguma questão durante o período de moradia que precise ser alinhada com o dono do imóvel ou o condomínio, é seu direito entrar em contato e esclarecer qualquer dúvida que ficou em aberto. Nas gestões profissionalizadas de locação, as empresas geralmente contam com um portal online onde o morador pode abrir chamados e esclarecer qualquer tipo de dúvida durante sua permanência no imóvel.

Permanência até o fim do contrato. Ao alugar um imóvel, você poderá permanecer durante toda a vigência contratual sem que haja imprevistos desagradáveis como quebra contratual e despejo, desde que cumpra o contrato. Há uma exceção a este cenário: o proprietário precisar pedir o imóvel de volta para uso próprio. No caso das empresas multifamily, o risco de isso acontecer é praticamente nulo, por terem uma gestão mais profissional dos apartamentos.

E meus deveres?

Manter as contas em dia. É seu compromisso arcar com todas as despesas decorrentes da ocupação, como contas de luz, água, gás, condomínio e outras semelhantes. Para facilitar o pagamento na validade, alguns empreendimentos oferecem a unificação das contas, que unem todos os gastos em apenas um boleto a ser pago.

Cuidar da propriedade. O zelo com a integridade do imóvel alugado está entre as suas obrigações como inquilino. Mesmo que certos consertos sejam de responsabilidade do proprietário, alguns danos causados por você ou pelos seus visitantes são de seu encargo.

Preservar a estrutura original do apartamento, como recebida no início da locação, também é um cuidado indispensável. Sendo assim, qualquer mudança estrutural deve ser alinhada com o dono ou empresa antes de ser executada.

Avisar a saída com 30 dias de antecedência. Previsto em lei, quando você aluga uma propriedade e deseja deixá-la, é necessário comunicar sua saída com pelo menos 1 mês de antecedência, para que o proprietário possa organizar o encerramento do contrato e o recebimento do apartamento.

Agora que você já sabe quais são suas responsabilidades e direitos como locatário, que tal conhecer nossos apartamentos aqui na Vila 11? Nós proporcionamos uma experiência de moradia completa para você!

// VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados

Onde se inspirar para renovar a decoração do seu apartamento

Você já se pegou pensando em como renovar a decoração do seu apartamento, mas não sabia por onde começar? Neste momento, acabam surgindo diversas dúvidas...

VEJA MAIS +

Cores que serão tendência na decoração em 2022

Seja na composição dos móveis, nos objetos decorativos ou nas paredes do seu lar, as cores têm um papel fundamental em trazer mais personalidade e...

VEJA MAIS +

Contrato de aluguel: o que deve conter no documento?

A decisão de alugar um apartamento vem sempre acompanhada de processos importantes, como a assinatura de um contrato de locação, através do qual você e...

VEJA MAIS +

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.