fbpx

Vindo estudar em São Paulo? Dicas para estudantes que vão morar sozinhos pela primeira vez

Vindo estudar em São Paulo? Dicas para estudantes que vão morar sozinhos pela primeira vez
Categoria(s): Moradia
16 dez. 2022

A cidade de São Paulo é referência para vestibulandos de todo o país por suas universidades bem-conceituadas aos olhos do Brasil e do mundo. Anualmente, diversos estudantes vêm para a capital paulista dar início à faculdade e – não raramente – este ciclo inclui também morar sozinho pela primeira vez.

Para evitar dores de cabeça desnecessárias e tornar esse processo menos complicado, é preciso se planejar bem antes da mudança: pesquisar a localização ideal, entender alguns processos novos, saber administrar as finanças e desenvolver algumas habilidades domésticas como cozinhar, lavar roupa e manter a casa em ordem.

Se você está de mudança para São Paulo para estudar, reunimos aqui algumas dicas práticas para facilitar essa transição. Acompanhe:

  1. Conheça seu bairro

A busca pelo lugar ideal vai além da proximidade com a universidade. Informe-se sobre as opções de mobilidade – questões como pontos de ônibus, estações de metrô e acesso às principais vias –, segurança do bairro, comércios e serviços na redondeza. Estar próximo a espaços de lazer e cultura são um “plus” para aproveitar nos fins de semana.

2. Esteja preparado para eventuais contratempos

Morar sozinho tem suas vantagens, mas não se esqueça que a partir deste momento você será o responsável por gerenciar a casa e todos os possíveis imprevistos que venham a surgir. Procure entender o básico sobre o funcionamento de aparelhos eletrônicos, encanamentos, rede elétrica e internet, além de tarefas como trocar uma lâmpada ou a resistência do chuveiro.

Uma opção mais fácil é contar com parceiros de confiança que possam fazer isso por você – como no caso do aluguel com manutenção inclusa* da Vila 11.

3. Saiba administrar suas finanças

As despesas do universitário vão de livros a festas – afinal, socializar também é importante nessa fase. Porém, quando se vive sozinho, é preciso incluir nessa lista as contas de água, luz, gás, internet, supermercado, farmácia, além do aluguel.

Tenha em mente que, neste começo, você precisa planejar bem suas finanças para não passar apuros. Fique atento ao dinheiro que entra e saiba mensurar quais gastos são essenciais e quais são dispensáveis.

4. Crie hábitos e uma rotina

A vida do universitário que mora sozinho se torna ainda mais corrida por conta da organização da casa. Estipular uma rotina é fundamental para não perder o controle das demandas. Separe dias da semana e horários para cumprir com as obrigações do lar: lavar roupa, fazer faxina, preparar as refeições da semana, ir ao mercado, assim como o tempo para os estudos e lazer.

Criar pequenos hábitos que te auxiliem na manutenção da moradia: sempre lavar a louça depois que sujar ou arrumar a cama depois que acordar. Pode parecer pequeno, mas faz toda a diferença.

5. Sem tempo para preguiça

Tire pelo menos um dia da semana para focar na casa: fazer uma boa faxina, organizar o que estiver fora do lugar e, principalmente, curtir seu espaço. Você também pode optar por ter ajuda de uma diarista, caso o custo seja compatível com seu orçamento.

Os apartamentos da Vila 11 estão localizados em bairros estratégicos de São Paulo, próximos as melhores faculdades, estações de metrô, centros comerciais e culturais. Os prédios residenciais oferecem total estrutura, segurança e lazer para que você se preocupe apenas com os estudos. Fale com nosso time comercial e agende uma visita.

*Manutenção inclusa para os itens entregues com o apartamento.

// VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados

Seis armadilhas imobiliárias na hora de alugar mais comuns e como não cair nelas.

Alugar um imóvel é uma das maiores e mais importantes decisões financeiras que muitas pessoas fazem na vida. No entanto, o processo está repleto de...

VEJA MAIS +

Vila 11 Alameda Itu: seu estilo de vida requer a melhor experiência de locação residencial

Mais um grande lançamento está chegando e marca um momento importante da companhia. Com o objetivo de fortalecer seu know how em operar prédios residenciais...

VEJA MAIS +

Conheça os benefícios do Multifamily para os diferentes perfis de pessoas.

Os apartamentos multifamily são, exclusivamente, destinados à locação e todos pertencem a uma única empresa que administra e faz toda a gestão dos empreendimentos. O...

VEJA MAIS +
Whatsapp

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.

Ficou interessado? Contate-nos pelo WhatsApp
Preencha o formulário abaixo e nós entraremos em contato com você para mais informações e condições da unidade desejada. Para melhor atendermos você, preencha os campos abaixo:

Ao cadastrar você estará de acordo com nossos termos legais.